O que deve saber sobre a etiquetagem europeia dos pneus

Nem sempre é fácil eleger os pneus adequados para os seus camiões; as particularidades da sua atividade e a utilização que lhes dá, devem estar no centro da sua decisão. Além de eleger a gama e escultura no momento da compra, deverá ter em conta outros critérios de performances fundamentais, como por exemplo: a duração, a segurança e a eficiência energética, a fim de selecionar os pneus que melhor se adaptam às suas necessidades. Desde 2012, a Comissão Europeia propõe uma classificação dos pneus que permite aos utilizadores profissionais obter informação sobre os pneus em relação à eficiência energética, ao nível de ruído e à aderência em molhado.

 

Deseja compreender esta nova regulamentação? A BFGoodrich ajuda-o a ter uma ideia mais clara:

Decifrar a etiqueta europeia dos pneus

O que muda a partir de 1 de maio de 2021:

1.     Relativamente às informações mencionadas na etiqueta, a primeira evolução diz respeito às características de resistência ao rolamento e de travagem em piso molhado. Os níveis de classe vão da letra A a E, a classe F desaparece.

 

2.     A escala de classificação do nível de ruído de rolamento exterior já não é representada por ondas, mas por letras de A a C. O valor em decibéis continua a ser mencionado.

 

3.    O pictograma 3PMSF (3 Picks Mountain Snow Flake) representado por uma montanha de três picos com um floco de neve no interior é adicionado, que caracteriza aqueles pneus certificados para uma mobilidade invernal sobre a neve.

 

4.     A informação sobre o conteúdo da etiquetagem no momento da compra deverá ser mais acessível para o utilizador final e para este fim foi criada uma base de dados pública europeia EPREL, com os dados da etiquetagem e outras informações técnicas.

 

 Como ler a etiqueta: 

etiquetagem europeia dos pneus de camião

1 e 2: As classes "resistência ao rolamento" e "travagem em molhado" são expressas numa escala de A a E. 

 

3: O nível de ruído exterior é avaliado em decibéis e classificado em três classes (A, B, C).  

 

4: O pictograma "3PMSF" aparece ao lado do indicador de ruído quando os pneus são certificados para a mobilidade invernal. 

 

5: Um código QR associado a uma base de dados europeia (EPREL) fornece todas a informação relativa à etiquetagem, assim como uma ficha de informação detalhada contendo informações técnicas adicionais sobre o pneu, tais como o seu índice de carga e o seu código de velocidade, em montagem simples e dupla, quando aplicável. Esta ficha de informação estará também disponível em todas as páginas web e nas documentações sobre produtos dos nossos pneus de camiões.

 

6: Nome do fabricante e dimensões dos pneus. 

 A etiquetagem europeia estará acessível em:

Na informação produto nas páginas web de produtos dos nossos pneus de camião.
Em catálogos e outras documentações comerciais que apresentam a nossa oferta de pneus para camião.
Nas nossas aplicações de encomendas digitais (acessíveis apenas aos nossos distribuidores ou aos nossos clientes utilizadores diretos).
Em sites de e-commerce electrónico que vendem on-line os nossos pneus de camião.
A informação de classificação deve estar disponível nos documentos promocionais.
Por último, o distribuidor deve informar sobre a etiquetagem nos documentos de transação com os clientes utilizadores.

 

Porquê considerar a etiquetagem europeia?

O sistema europeu de classificação de pneus fornece informação transparente sobre três níveis de desempenho. Desta forma, é possível comparar a resistência ao rolamento, a aderência em piso molhado e o nível de ruído dos diferentes pneus. Dependendo das peculiaridades da sua actividade, os diferentes níveis de classificação da etiqueta não terão a mesma importância. Por exemplo, para utilização principalmente urbano, os dois indicadores mais importantes podem ser a aderência em piso molhado e o ruído de rolamento. Por outro lado, se utilizar camiões para transporte de longa distância, um dos critérios de escolha prioritária poderia ser o nível de classificação da resistência ao rolamento, a fim de economizar combustível. Se tiver de viajar regularmente em estradas com neve ou escorregadias, recomenda-se a utilização de pneus certificados 3PMSF para uma melhor tracção e segurança. 

 

É importante lembrar que, para além dos pneus, uma condução eficiente pode reduzir significativamente o consumo de combustível. Verificar regularmente a pressão de enchimento dos pneus para assegurar uma aderência e eficiência energética óptimas. Além disso, manter sempre uma distância de segurança suficiente. 

 

Os nossos conselhos: definir o melhor possível as suas necessidades para realizar a melhor escolha

Mesmo que a etiquetagem europeia o informe sobre o nível de algumas características, é importante lembrar que elas não são as únicas a serem tidas em conta. Para fazer a melhor escolha de pneus, recomendamos-lhe que defina primeiro as suas necessidades. Dependendo da natureza das estradas, das condições meteorológicas e da utilização específica que dará aos seus pneus (por exemplo, utilização regional, longa distância, etc.), será mais fácil optar por certos pneus em lugar de outros. 

 

Além disso, a rotulagem europeia não tem em conta critérios de desempenho importantes, que poderiam ser decisivos na sua escolha. Por exemplo, este regulamento não tem em conta o desempenho quilométrico, a capacidade de recauchutagem ou de reesculturado, ou mesmo a aderência transversal. 

 

Para melhor definir os critérios de selecção em função da sua actividade e para o orientar para a escolha mais apropriada, recomendamos que contacte o seu especialista em pneus.  

 


Para mais informações sobre a etiquetagem de pneus, por favor visite a página específica da Comissão Europeia.